Curso Detalhes

Marketing - Business to Business (Prático)
FEXB2B

Presencial
21:00 H

Próximas Datas


28/10/2020 D3 28/10/2020 N1 29/12/2020 D3 30/12/2020 N1 03/03/2021 D3 03/03/2021 N1
FEXB2B

360.00 € + IVA

Pedido de Informações
Introdução

Os “Cursos de Formação para Executivos, promovidos pela Actual Training, têm por finalidade responder a necessidades específicas de formação na área da gestão.
Uma parte da actividade comercial, em qualquer economia, apoia se nas transacções entre organizações, cujo mercado denominamos de "mercado industrial". Definimos esta orientação do Marketing como a que integra todos os níveis da "cadeia industrial" e todos os aspectos do seu funcionamento, de modo a que a empresa possa responder melhor que a concorrência às necessidades do cliente final.
A adaptação às especificidades do cliente/organização permitiu desenvolver uma área especializada do marketing que denominamos de Marketing - Business to Business. Apesar destes conceito de Marketing (Business to Business) estar ligado aos negócios entre empresas, não poderemos deixar de abordar a relação entre o industrial (final da fileira) e o seu cliente directo (distribuidor), como forma de garantir resultados.
Na construção deste curso de Marketing - Business to Business, a Acutal Training, teve a preocupação de estruturar os temas de modo consistente e com um número de horas que permitem uma formação teórica e prática consistente (apoiada em exercícios), para que os formandos possam utilizar os novos conhecimentos nas suas empresas.

Público Alvo

São destinatários deste curso de Marketing - Business to Business, gestores e quadros superiores de empresas industriais, ou de empresas que tenham negócios com empresas industriais.

Quando Completar o curso

O participante deverá estar:
- Familiarizado com modelos e métodos de avaliação de segmentos para o mercado industrial (Business to Business);
- Identificado com a abordagem estratégica, através da utilização de instrumentos de análise, que permitam identificar as melhores orientações para a empresa.
- Capacitado para desenvolver modelos de abordagem para o mercado industrial, que tem particularidades bastantes distintas das restantes especialidades de mercado (marketing mix);
- Através da utilização de casos práticos, habilitado a desenvolver, capacidades objectivas de abordagem dos mercados.

Pré-Requisitos

Alguns conhecimentos em Gestão

Exames para Certificações

(não existem exames)

Conteúdos em detalhe

1. Breve introdução ao Marketing ao Marketing Industrial
• Principais conceitos e objectivos
2. O Contexto Industrial e o Marketing
• A cultura industrial e o Marketing
• As cadeias industriais e o seu funcionamento
3. Planeamento Estratégico de Marketing
• Análise de Marketing na indústria
Análise económica
O mercado industrial
A concorrência
Cadeias industriais e circuitos de distribuição
Métodos de análise adequados à indústria
• Análise SWOT
Identificação dos factores críticos de sucesso de apoio à segmentação
• Segmentação de mercados industriais
A procura do mercado de referência

• Mercado alvo e Posicionamento
Método de avaliação de segmentos de mercado vs vantagem concorrencial
• Estratégias de produtos industriais
Estratégias mais comuns em economia industrial
Estratégias orientadas para a economia de mercado (marketing)
4. Planeamento de Marketing Operacional
• O Produto industrial
O produto industrial
A gestão da carteira de produtos;
A gestão da qualidade e optimização dos custos (Modelo Taguchi).
• As decisões de Preço
Importância das decisões de preço;
Elementos para a definição do preço (modelos);
Casos práticos.
• As decisões de Promoção
Modelos de comunicação para o mercado industrial;
O papel das vendas
• As decisões de Distribuição
O “Just-in-Time” e “Production Sharing” na gestão das relações entre fornecedores/produção/clientes;
A distribuição física;
5. Estudo de caso de uma empresa industrial.
• Caso prático
Planeamento estratégico;
Avaliação de estratégias com a utilização de modelo específico.