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FORMAÇÃO


Direita Gestão Avançada

Duração do Curso: 11 Dia(s) - 66:00 Horas
Código do Curso: FEXGA
Preço: 1200,00€

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Introdução
Os “Cursos de Formação para Executivos”, promovidos pela Actual Training, têm por finalidade responder a necessidades específicas de formação na área da gestão.
Este MINI-MBA configura-se como uma via essencial para que o participante adquira algumas competências de gestão, mas essencialmente um meio para compreender o papel de um gestor na sua empresa. É fundamental perceber que o segredo da gestão não está somente no conhecimento mais ou menos aprofundado das diferentes áreas do conhecimento em gestão como a Estratégia, as Finanças, o Marketing, os Recursos Humanos, a Produção, etc., mas a capacidade de fazer uma leitura transversal dos problemas da empresa. Os equilíbrios das decisões nesta perspectiva são diferentes e mais racionais. A propósito desta visão da gestão, os economistas costumam dizer que “o óptimo é inimigo do bom”, porque se os problemas forem contextualizados numa perspectiva transversal, em princípio nenhuma decisão é a melhor possível devido a implicações com áreas correlacionadas.
Também, num contexto tão competitivo como é hoje a economia portuguesa numa perspectiva de globalização, é muito importante que dirigentes ou potenciais dirigentes com formações distintas da gestão como engenheiros, arquitectos, advogados e de muitos outros cursos, tenham um contacto mais próximo com a gestão. Este MINI-MBA promovido pela Actual Training, pode proporcionar-lhe essa experiência e a partir desse conhecimento avançar para uma maior especialização.
Na construção deste curso, a Actual Training, teve a preocupação de estruturar os temas de modo consistente e com um número de horas que permitem uma formação teórica e prática sólida (apoiada em exercícios), para que os participantes possam utilizar os novos conhecimentos nas suas empresas.

Público-Alvo
São destinatários deste curso Administradores, Gerentes e Directores com responsabilidade de gestão. São também destinatários novos empresários e a quadros com formação universitária nas áreas da Engenharia, Direito, Psicologia, Sociologia, Medicina, Farmácia, ou outras, que têm necessidade de dominar os conceitos básicos das Ciências da Gestão para melhor exercerem as suas actividades nas respectivas organizações e não dispõem do tempo necessário para a frequência de cursos de média ou longa duração. A titularidade de Licenciatura não é um requisito obrigatório.

Quando completar o curso
O participante deverá estar:
- Identificado com os conhecimentos em Gestão
- Capaz de tomar as melhores decisões

Pré-requisitos
Sem informação.

Exames para Certificações
Não existem

Conteúdo em detalhe
I - CONTABILIDADE DE GESTÃO
Classificação dos custos
Aspetos críticos da repartição dos gastos indiretos
Métodos de apuramento dos custos dos produtos
Sistemas tradicionais de custeio
O custeio baseado nas atividades e a gestão
Os custos e a tomada de decisões
Custos na formação dos preços e no planeamento dos produtos

II - FISCALIDADE DA EMPRESA
Aspetos relevantes dos principais impostos em Portugal

- IRS – Imposto Sobre Rendimentos Pessoas Singulares
- IRC – Imposto Sobre Rendimentos Pessoas Coletivas
- IVA – Imposto Sobre Valor Acrescentado

III - MARKETING

Orientação do negócio para o mercado

- Compreender o comportamento de mercado do consumidor

Estratégia

- Da Segmentação do mercado ao Posicionamento

Marketing-mix integrado

- Produto e inovação
- Pricing
- Distribuição
- Comunicação com o mercado

O Plano de Marketing

IV - MARKETING INTERNACIONAL

A Diferença entre Competir no Mercado Interno ou no Mercado Internacional
Processo de Globalização das Empresas

- Fatores que explicam a tendência de globalização

Escolha dos países para onde internacionalizar

- Seleção de mercados estrangeiros e os networks

Como entrar nos mercados externos

- Escolha dos modos de entrada
- Principais modos de entrada

Planeamento Estratégico de Marketing Internacional
Elementos de um Plano de Marketing-Mix Internacional

- Produto
- Preço
- Distribuição
- Comunicação

V - FINANÇAS EMPRESARIAIS

A gestão financeira

- Eficiência dos mercados financeiros
- Rendibilidade e risco
- Performance “versus” rendibilidade
- Decisões de investimento
- O efeito alavanca no financiamento
- Decisões de investimento e o crescimento

A criação de valor

- Como medir a performance da empresa
- Criação de valor: Goodwill, EVA e MVA
- O valor da empresa e o valor para o acionista
- Análise de oportunidades de financiamento: produtos financeiros e valor criado

Operações financeiras para o crescimento

- O crescimento interno “versus” crescimento externo
- A procura de capital
- Reestruturação de empresas

VI - SISTEMAS INTEGRADOS DE ANÁLISE E CONTROLO DE GESTÃO

Sistemas integrados de análise e controlo

- Conceção de instrumentos de acompanhamento
- Tableau de Bord
- Balanced Score Card

VII - GESTÃO DE PROJETOS

Conceitos de projeto e de gestão de projetos
Inovação e mudança associadas a projetos
Contratação e legislação
Viabilidade e gestão financeira
Arranque do projeto
Gestão do tempo
Gestão do custo e controlo
Gestão dos riscos
Gestão da qualidade, ambiente, segurança e saúde em projetos
Gestão da equipa
Encerramento do projeto

VIII - GESTÃO DE OPERAÇÕES LOGÍSTICAS

O funcionamento e otimização de operações Logísticas
Análise de investimentos logísticos

IX - GESTÃO ESTRATÉGICA

A Estratégia e o Estratega

- Estratégia e a mente do estratega
- Os pilares de uma estratégia
- Decisões base a retirar da Análise Estratégica
- Decisão estratégica: conteúdo das decisões
- Desdobramento da estratégia: As políticas e os processos
- Caso prático

Caso Transportes Aéreos: Da alta gama ao Low Cost

- Apresentação dos desafios do caso
- Trabalho de grupo
- Apresentação em slides sistematizados previamente
- Debate e conclusões
- De-briefing

De-briefing geral e conclusões

X - DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

A Mudança nas Organizações – padrões macro, meso e micro

- Determinação de tendências de mudança em ambientes complexos
- Demografia das populações organizacionais, nichos ambientais e ciclos de vida
- Ritmos e velocidades de mudança. O problema das acelerações
- Mecanismos de criação de indústrias em sociedades avançadas

As Organizações e os Sistemas de Ação

- Questões políticas e formas de resistência
- Conflitos e Negociação
- Zonas de controlo e áreas de indiferença
- Competências e Qualificações

Organizações que Aprendem

- Conhecimento, informação e aprendizagem
- Modelos de ciclo único e de duplo ciclo
- Da sub à sobre informação
- Das memórias aos suportes memoriais

Mudar e Desenvolver Organizações

- Inovação e mimetismo em face de crises económicas e sociais
- Aferir necessidades, identificar problemas, definir prioridades
- Desenho de programas de Ação
- Avaliação multicritérios de planos de mudança

XI - LIDERANÇA

A gestão de pessoas, hoje
Liderança e gestão
Saber adequar o estilo de liderança
Liderança e subliderança
A motivação das equipa
Datas AgendadasInscreva-se
Julho
20 - 31 (D2)
27/jul - 25/ago (N1)
Setembro
14 - 25 (D2)
28/set - 28/out (N1)
Novembro
16 - 27 (D2)
Dezembro
02/dez - 06/jan (N1)
Informação de horários:
D2 • Dias úteis das 09:30-13:00 às 14:00-16:30 (6h)
N1 • Dias úteis das 18:30 às 21:30 (3h)



Aos valores apresentados deve ser acrescido IVA à taxa legal em vigor.
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